No dia 23 de outubro, realizaram-se as campanhas das listas propostas para a Associação de Estudantes da nossa escola, para este ano letivo. Devido às circunstâncias do momento em que vivemos, tiveram se ser feitas certas alterações relativamente às atividades que são habituais neste dia. Em que consistiram essas mudanças?
Tudo começou nas atividades pré-campanha. Ambas as listas enfrentaram uma nova realidade, que impediu a realização de certos eventos, importantes por diversos motivos, como o convívio entre os alunos, crucial à reunião de apoiantes, ou até mesmo para a reunião de fundos com que cada uma das listas pretende desenvolver as suas atividades futuras. Em anos anteriores, foram realizados eventos como festas na piscina, festas em bares e até noites de cinema, abertas a qualquer um que estivesse disposto a pagar pela entrada.
Este ano, no entanto, a maioria destas atividades teve de ser realizada de forma a que não fossem criados ajuntamentos, tendo predominado os torneios de jogos online. Aliás, foi online que se passou grande parte da ação das listas antes da campanha. As redes sociais foram fundamentais para a divulgação das atividades, vendas de blusões e a partilha das ideias de cada uma das concorrentes.
Compreensivelmente, estas imposições criaram algumas dificuldades para ambas as listas, que foram impedidas de realizar a campanha de forma normal. Para a lista FOX, a lista vencedora, a principal dificuldade foi arranjar formas de interagir com o corpo estudantil sem comprometer a segurança de ninguém. Investiram nas atividades que não exigissem a presença dos alunos, mas aperceberam-se de que existia um limite de torneios e jogos online que se podiam fazer, antes de se tornarem demasiado repetitivos.
No dia da campanha, as mudanças também se fizeram sentir. A agitação habitual, causada em grande parte pela música nos intervalos e pelos artistas convidados, não se fez sentir. Fez-se uma distribuição de brindes, de forma segura, com a utilização de luvas e sem grande número de alunos reunidos no mesmo espaço. A distribuição de comida durante a manhã também foi permitida, mas foram tomadas as devidas precauções, incluindo a imposição de uma distância segura nas filas.
Durante a tarde, não se realizou o desfile habitual, embora a lista Fox tenha tido a iniciativa de fazer um desfile diferente, que se realizou online, através do Instagram, no qual os concorrentes apresentavam o seu melhor visual, e mais criativo, utilizando o blusão da lista, demonstrando desta forma o seu apoio. De acordo com o cronograma habitual, seguir-se-ia o debate. Este decorreu na mesma, mas teve de sofrer ajustamentos. O debate teve local no auditório da escola, e estiveram presentes dois representantes de cada lista como oradores, tendo sido a lista O representada pela sua presidente, Lara Silva, e pela presidente da assembleia geral, Maria Freitas, e a lista F, representado pelo presidente Vítor Pinto, e pela secretária da presidência, Daniela Hanganu. O moderador do debate foi Humberto Fernandes, professor e representante da direção da escola. Foi permitida ainda a presença de 10 apoiantes de cada lista, que transmitiram o debate em direto através das redes sociais, e tiveram o direito de fazer perguntas no final das apresentações dos programas de cada lista. O debate decorreu de forma pacífica, clara e objetiva, demonstrando o respeito mútuo por parte dos membros de ambas as listas.
Assim, as duas candidaturas estiveram de parabéns pela forma como conduziram as suas atividades neste ano atípico, tendo sido obrigadas a reorganizarem-se e a fazer várias mudanças ao programa normal com que decorreria a época de campanha, de forma a protegerem a integridade sanitária da escola e do seu corpo estudantil.