Agrupamento Abade de Baçal marca presença
De 9 a 14 de fevereiro de 2020, a cidade de Setúbal foi a anfitriã do 44.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, Setúbal 2020 a que se seguirá o Campeonato Europeu (EuroSkills) que se realizará de 16 a 20 de setembro deste ano em Graz, na Áustria, e termina com o Campeonato Mundial (WorldSkillsInternational) que se realizará em Xangai, China de 23 a 26 de setembro de 2021.
O A.E. Abade de Baçal, através da Escola Abade de Baçal, participou pela primeira vez neste importante evento, em duas profissões, Multimédia – Animação e Vídeo e Reportagem de TV.
A primeira etapa, fase a nível de escola, decorreu no dia 25 de setembro de 2019 com a prova de Multimédia – Animação e Vídeo. Nesta competição participaram duas equipas, sendo selecionada a equipa 1, constituída pelos elementos Filipe Ferreira (ex-aluno do Curso Profissional), Rodrigo Paredes, Edson Silva e Tiago Garcia (alunos do 11º e 12º do ACP), para o Campeonato Regional que se realizou no Porto nos dias 19 a 21 de novembro.
No dia 2 de outubro de 2019 foi a vez da profissão “Reportagem de Televisão”, equipa multidisciplinar formada por três profissionais – um Repórter, um Repórter de Imagem e um Editor de Imagem. A Escola participou com três equipas – Equipa 1: Marius Vieru (ex-aluno do Curso Profissional) como Editor de Imagem, Diana Marques (aluna do 12º ACP) como Repórter de Imagem e Tatiana Sernadela (aluna do 11º ACP) como Repórter; Equipa 2: Tiago Amado (aluno do 11º ACP) como Editor de Imagem, Rocio Major (aluna do 12º ACP) como Repórter de Imagem e Tânia Barreira (aluna do 11º ACP) como Repórter; Equipa 3: Cláudio Azevedo (aluno do 11º ACP) como Editor de Imagem, Vítor Pinto (aluno do 11º ACP) como Repórter de Imagem e Alberto Rodrigues (aluno do 11º ACP) como Repórter. As equipas 1 e 2 foram selecionadas para o 44.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, Setúbal.
Pela primeira vez, três equipas de Bragança marcaram presença nestas duas profissões, sendo que na profissão Reportagem de TV foi a primeira vez que duas entidades – Agrupamento de Escolas Abade de Baçal a representar a região Norte e AEVA-Escola Profissional de Aveiro em representação da região Centro, competiram com as equipas da CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, entidade que é também parceira da competição.
A prestação das nossas equipas foi brilhante, tendo a Equipa 1 de Reportagem de TV, Marius Vieru, Diana Marques e Tatiana Sernadela, obtido o 2º lugar.
Toda esta envolvência e entusiasmo por parte dos alunos concorrentes teve desde o seu início o apoio e total disponibilidade dos seus professores, Nuno Cristóvão, Elza Simão e Carla Pereira que, em estreita colaboração com o Subdiretor do Agrupamento, Professor Paulo Correia, tornaram possível a estes jovens transmontanos demonstrar publicamente a sua capacidade de enfrentar de igual para igual os desafios e de superar os obstáculos que diariamente eram confrontados.
Tratou-se de um evento de enorme importância para a afirmação e reconhecimento das competências que estes jovens foram adquirindo ao longo dos últimos anos de formação e que seguramente puderam confirmar durante os 4 dias de competição.
Depois desta enriquecedora experiência ficou na nossa mente um desafio. Porque não em Bragança o 46º Campeonato Nacional das Profissões de 2024?
“O campeonato das profissões, organizado sob a marca SkillsPortugal, é o evento no qual jovens qualificados competem num alargado leque de profissões, através da realização de produtos ou serviços de elevada complexidade, com valor no mercado de trabalho, avaliados por um júri composto por peritos qualificados, de acordo com as prescrições técnicas internacionalmente estabelecidas pela WorldSkills Internacional.”
Nas palavras do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, este Campeonato constitui “uma oportunidade para muitos jovens de Norte a Sul do país, de diferentes áreas de formação, testarem as suas competências e viverem uma experiência única, e também para as instituições que tanto investem na formação dos futuros profissionais mostrarem a excelência dos seus formandos.”
O WorldSkills Internacional é um evento em que atualmente 82 países participam. Espanha e Portugal foram, em 1950 os pioneiros deste importante evento, que durante 70 anos de Campeonatos Internacionais foi adquirindo cada vez maior prestigio e se tornou já uma marca de excelência e um acontecimento relevante para as escolas, para as entidades formadoras e para as empresas que através deste evento podem confirmar a valorização dos recursos humanos nas diversas profissões em competição, contribuindo desta forma para o seu crescimento e competitividade.