No dia vinte e três de janeiro, as turmas de 12º ano organizaram o evento “Café com Pessoa”, orientadas pelas professoras de português Luísa Lopes e Paula Romão. Este ocorreu na biblioteca escolar, tendo início às nove da noite, e consistiu na recitação de poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Tratou-se de um sarau onde não faltaram leituras, música e representações.
Assim, a sala de leitura estava devidamente adequada ao serão, no sentido em que as mesas estavam organizadas para que todos os participantes tivessem boa visibilidade e audição. Havia lugares suficientes para os convidados e, ainda, poemas e livros do autor em cada mesa. Além disso, a presença de pratos com doces e de bules com água que os jovens foram enchendo ao longo da noite, para além de toalhas com motivos alusivos a Pessoa, foram outra particularidade de destaque.
Com efeito, o ambiente familiar permitiu aos envolvidos de todas as idades e de várias nacionalidades envolverem-se com a arte literária, lendo poemas escolhidos previamente ou selecionados no momento. Os alunos estrangeiros, participantes no projeto Erasmus, revelaram grande entusiasmo, intervieram ativamente na leitura de poemas em inglês, tentando ler alguns em português.
Nesse sentido, o sarau cultural foi dotado de dinamismo e originalidade, dada a diversidade de momentos que o compuseram. Após a chegada de todos os convidados, a sessão foi iniciada com uma breve explicação dos alunos Emma Rodrigues, Matilde Gomes, Rafaela Lousinha, João Lisboa e José Neves, sendo que estes dois últimos trajaram rigorosamente o ortónimo e o heterónimo Alberto Caeiro, respetivamente. Outra curiosidade foi o facto de o serão ter sido interrompido por um momento musical alusivo à temática, levado a cabo pelos alunos Carolina Amado e Gabriel Barreira. Seguidamente, o poema “O Mostrengo”, de “Mensagem” foi solenemente dramatizado pelos alunos Gonçalo Bartolomeu, João Pires e Mário Rodrigo, o que constituiu um dos momentos altos da noite. Além disso, a composição poemática “Olá, guardador de rebanhos” do heterónimo Alberto Caeiro, foi lida de forma dialogal por Constança Cabral e Vitória Fernandes.
Posto isto, “Café com Pessoa” foi um serão cultural que possibilitou a partilha da cultura literária portuguesa, de forma divertida e menos formal, com alunos estrangeiros e membros da comunidade escolar, permitindo uma abordagem diferente a conteúdos que são lecionados na sala de aula. A atividade teve um balanço profundamente positivo, fazendo com que todos se aproximassem e deleitassem com as obras deste Supra-Camões.