Nos corredores do primeiro piso da Escola Secundária Abade de Baçal pode ser vista uma exposição de banda desenhada com obras realizadas pelos alunos da escola, no âmbito da disciplina Educação Visual, orientada pelo professor João Ortega.
Os trabalhos incidem sobretudo sobre a região, num convite claro a que os jovens olhem para a realidade envolvente, a reproduzam e transformem esteticamente. Enquadram-se neste contexto as produções que abordam casos de incêndios, ou que mostram o conhecimento da nossa cidade, com visitas a monumentos de Bragança,tais como, à catedral, à Torre da Princesa, às muralhas, à “Domus”, às igrejas, ao pelourinho entre outros. Além disso, a exposição evidencia a preocupação social e ambiental dos jovens, existindo uma história que retrata uma doação de recursos a uma aldeia pobre de África, Lubango, que estaria a passar por um período de seca, sensibilizando, assim, as pessoas a oferecerem água para a ajudarem.
Aventuraram, ainda, pela história das lendas associadas à cidade de Bragança, relatando paixões passadas no seu castelo.
Concluindo, a partir da leitura destas bandas desenhadas, é possível aprender um pouco sobre parte da história de Bragança. Além disto, é, de igual modo, possível observar o trabalho executado pelos alunos da nossa escola em anos transatos e a própria arte do desenho e da escrita. Com esta exposição, os discentes puderam recordar trabalhos anteriores e inspirar outros colegas a produzir novas obras.