A A A

No âmbito da comemoração do dia mundial da Alimentação, a 16 de outubro, a Área disciplinar de Biologia e Geologia e a Equipa de Saúde Escolar dinamizaram durante dois dias actividades relacionadas com a temática. Estiveram envolvidas as turmas A, B, C e E de 9ºano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, o Curso Vocacional de Carpintaria e os alunos do Jardim de Infância da Estação, acompanhados pelos respectivos professores e assistentes operacionais, bem como a cantina e a biblioteca. O empenho que todos os envolvidos manifestaram permitiu que todos aprendessem um pouco mais sobre as vantagens de uma boa alimentação.

Neste sentido, desenvolveu-se um plano de atividades, que permitisse que todos participassem ativamente, dinamizando as actividades preparadas previamente e fossem atingidos os objetivos propostos. Assim, no dia 16 de outubro, os alunos do 9º B,na cantina e, respeitando as devidas regras de higiene, prepararam a fruta para a refeição que ia ser servida às crianças do jardim, enquanto aguardavam, ansiosamente, pelas mesmas.
O encontro entre estas duas gerações foi muito gratificante pois enquanto as crianças olhavam maravilhadas para os adolescentes que os esperam e para o espaço da escola sede, os alunos de 9º, assumiam o papel de anfitriões e, com alguma timidez mas determinação, assumiram o seu papel de dinamizadores. Após uma pequena introdução sobre o tema, visitaram a biblioteca, tendo sido feita a leitura de alguns versos sobre a alimentação e apresentada uma exposição alusiva à roda dos alimentos. Houve, ainda, tempo para uma sensibilização sobre a pobreza alimentar de certos países. Entretanto chegava a hora dos pequenos mostrarem, no auditório, o que haviam preparado para os mais graúdos. Primeiramente, foi apresentada, pelos alunos do Curso Vocacional de Carpintaria, uma história sobre a rejeição da sopa, os sabores da mesma e a importância da sopa tradicional na personagem de um porquinho. Esta atividade foi das mais divertidas e entusiasmante. Para finalizar, os meninos do jardim de infância, devidamente caracterizados, cantaram uma canção sobre a importância da fruta, na alimentação diária e distribuíram marcadores de livros pelos alunos. A hora indicava que, na cantina, os esperava mais um almoço saudável, à base de peixe e legumes, e uma surpresa: durante a refeição, os alunos construíram palhacinhos e outros figuras com fruta que tinham ao dispor e que foram comendo durante o prato principal. Ao mesmo tempo, a diretora da escola e os alunos do 9º B sensibilizavam as crianças para o hábito de comer fruta às refeições, explicando as suas vantagens.
As actividades prolongaram-se para o dia seguinte com o projeto das turma do 9º A e C , que prepararam batidos e sumos naturais para distribuírem pelos colegas nos intervalos das aulas. No bar, foi servido pão integral e não havia bolos à venda, com a intenção de desincentivar ao seu consumo. Foi também construída uma roda dos alimentos pelos alunos do curso vocacional, no espaço do bar. Durante esta manhã, os alunos foram, mais uma vez, sensibilizados para a importância do consumo de fruta e a eliminação da dieta alimentar de alimentos muito ricos em hidratos de carbono e gorduras, que, no nosso organismo, em excesso, podem ajudar a desenvolver doenças como a diabetes, obesidade, problemas de coração.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp