A A A

No presente ano letivo, o Parlamento dos Jovens – Básico – tem por tema o “Combate ao insucesso escolar”, convidando os jovens a desempenhar um papel ativo neste sentido, refletindo sobre as causas do insucesso e apontando soluções para este problema.

Na Escola Secundária Abade de Baçal, o programa Parlamento dos Jovens foi articulado com a Biblioteca Escolar, que o divulgou e apoiou nas diferentes atividades.

Dez alunos do 9.º C, Aníbal Fernandes, Inês Barros, Matilde Fernandes, Mariana Salazar, Mariana Magalhães, Diogo Ventura, Catarina Sofia Fernandes, Mara Lisa Vaz, Bruna Alves e Rúben Ferreira formaram uma lista candidata, debateram o tema proposto e elaboraram um Projeto de Recomendação à Assembleia da República.
No dia 20 de janeiro foram realizadas as eleições e, a 23 do mesmo mês, a Sessão Escolar, na Biblioteca, presidida pela professora coordenadora do Parlamento dos Jovens, Olinda Oliveira. Todos os membros da lista tinham sido eleitos deputados à Sessão Escolar, na qual seriam eleitos os deputados à Sessão Distrital, que foram, como efetivos, Aníbal Fernandes, Inês Barros, Bruna Alves, Matilde Fernandes e Diogo Ventura. Como suplente, foi eleita a Catarina Fernandes. Como candidata à Mesa da Sessão Distrital, foi eleita a Mariana Salazar, que participou, no dia 4 de março, numa reunião realizada no IPDJ, tendo sido eleita Presidente da Mesa da Sessão Distrital.
O Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar foi enviado à Assembleia da República, acompanhado de um relatório da professora responsável, no qual foi também referido o tema proposto pela Sessão Escolar para o ano seguinte, que foi “o ensino das artes”.
A Sessão Distrital, presidida pela Mariana Salazar (9º C), teve lugar em Bragança, no dia 16 de março, no Auditório Paulo Quintela. Estavam presentes, como convidados, a Dra. Maria José Moreno, Deputada da Assembleia da República, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp