O concurso "professor do ano" foi o mote para a palestra realizada no passado dia um de Março na nossa escola. Momentos muito bem passados com o jornalista João Céu e Silva, trabalhador do DN desde 1989.
A palestra iniciou-se com uma breve saudação por parte da diretora a João Silva e ao público presente. Seguidamente o profissional presenteou a assistência com uma compilação de vários testemunhos, dos seus colegas, acerca do que é ser jornalista. Uma conversa dirigida a todos os que pensam seguir jornalismo tornou-se numa agradável "tarde com o DN" onde João Céu e Silva apresentou o seu testemunho.
Num tom extremamente descontraído falou das sua experiências enquanto jornalista. O que foi trabalhar na noite em que começou a guerra, uma viagem num veleiro, o encontro com Vítor Gaspar no Japão ou a conversa com José Saramago foram alguns divertidos momentos da sua carreira que quis partilhar com a audiência.
Este jornalista explicou, ainda, que a sua vida é na rua, ou seja, que é o jornalismo de rua, o contacto direto com o público que mais o enriquece, uma vez que é assim que se pode construir uma boa história. Nas suas palavras, para se poder contar algo é necessário ouvir diferentes vozes e, no final, ter a capacidade de saber o que é ou não verdadeiro. É assim que o jornalismo é feito, de diferentes olhares, perspetivas sobre um determinado acontecimento.
Esta conversa terminou com um debate e a elaboração de um curto texto síntese do encontro por alguns dos alunos presentes em conjunto com João Céu e Silva, que foi imediatamente publicado no jornal online do Diário de Notícias.
E quem melhor que o próprio jornalista para nos mostrar a que se passou: "Uma conversa entre os alunos e o jornalista João Céu e Silva sobre as histórias do jornalismo, que clarificou dúvidas e curiosidades de alguns "pretendentes" sobre carreiras profissionais nesta área, seguido de um debate."